22
maio

A energia solar como funciona

 

  Nos da ENERGISOL gostaríamos de explicar para vocês a energia solar como funciona, em um Sistema de Geração Fotovoltaica, compartilhando um pouco da nossa experiência acadêmica e de trabalho junto aos nossos Cliente. Dividirei este assunto nos seguintes tópicos:A energia solar como funciona

– A  energia solar;

– Comparação da Energia Solar com outras fontes de Energia;

– Radiação Solar no Brasil; e

– Sistemas Fotovoltaicos.

 

 

  1) A energia solar

A energia solar, cuja fonte é o sol é uma energia eletromagnética que pode ser  transformada em  energia térmica ou elétrica para as mais diversas aplicações; seja na geração de energia para alimentar  motores elétricos e iluminação ou  no aquecimento da água.

 

 

2) Comparação da Energia Solar com outras fontes de Energia

Energia Solar Comparada

O potencial da fonte de energia solar que temos é muito maior que o somatório da capacidade de produzir energia das outras fontes disponíveis em nosso planeta; com o diferencial que a energia solar não é poluente, como também é inesgotável.

O uso da energia solar é uma realidade dos dias atuais; com uma inevitável tendência de crescimento, seja pela melhora na relação custo X beneficio ou seja pela necessidade de preservarmos o nosso planeta.

A Energia Solar em sua irradiação na superfície da Terra é suficiente para atender milhares de vezes o consumo mundial de energia. Essa radiação, porém, não atinge de maneira uniforme toda a crosta terrestre. Depende da latitude, da estação do ano e de condições atmosféricas como nebulosidade e umidade relativa do ar.
A produção de eletricidade a partir da energia solar vem crescendo nos últimos anos, e tem ganhado projeção com o desenvolvimento da micro e da minigeração.
Tradicionalmente, o mais generalizado é o uso da energia solar para a obtenção de energia térmica. Esta aplicação destina-se a atender setores diversos, que vão da indústria, em processos que requerem temperaturas elevadas (por exemplo, secagem de grãos na agricultura) ao residencial, para aquecimento de água. Outra tendência é a utilização da energia solar para a obtenção conjunta de calor e eletricidade.
O Brasil é privilegiado em termos de radiação solar. O Nordeste brasileiro apresenta radiação comparável às melhores regiões do mundo nessa variável. O que também ocorre em localidades da região Sudeste.

 

 

 

 3) Radiação Solar no Brasil

Devido a forma esférica do nosso planeta, os raios solares incidem de forma diferente nas diversas regiões do planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador como também nas zona intertropical, a luz atinge a superfície destes países de forma perpendicular, o que representa diretamente uma maior intensidade deste raios e conseguente maior calor.

Radiação Solar no Brasil

O Brasil por esta localizado dentro de uma Zona tropical, recebe  sobre sua superfície a luz solar de forma praticamente vertical, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta. Naturalmente as pessoas e as empresas na medida que vão tomando conhecimento deste potencial, das vantagens que representa para o excelente desempenho de Sistemas de Geração Fotovoltaica, tendem a investir neste negocio.

 

Países como a Alemanha e os Estado Unidos, que apresentam índice de radiação por área,  bem inferior a do Brasil fazem investimentos pesados nesta área. O Brasil nem aparece entre os 10 países que mais captam energia solar. Confira abaixo a classificação:

1. Alemanha – 38,250 Megawatts

2. China – 28,330 Megawatts

3. Japão: 23,409 Megawatts

4. Itália: 18,622 Megawatts

5. Estados Unidos: 18,317 Megawatts

6. França: 5,678 Megawatts

7. Espanha: 5,376 Megawatts

8. Austrália: 4,130 Megawatts

9. Bélgica: 3,156 Megawatts

10. Coreia do Sul: 2,398 Megawatts

 

É fácil perceber que na lista acima, temos países que são referencia mundiais de desenvolvimento industrial e qualidade de vida de seus habitantes. Como muito do que vemos no Brasil; infelizmente a questão do aproveitamento da Energia Solar, é mais uma das oportunidades que não temos explorado como deveríamos. A tendência natural é a do governo brasileiro ampliar ações de implementação de medidas que incentivem o aproveitamento de energia limpa, como a solar; garantindo o desenvolvimento do pais de forma sustentável.

A preservação da água vem se mostrando ser um fator essencial em todo o mundo; a um tempo atrás no Brasil, acreditava-se que a água existente erá capaz de atender a geração de energia, o consumo humano, a industria e a agricultura; mais o que vimos nos últimos anos foi a escassez deste bem precioso, até mesmo nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

A ideia que tínhamos  que o nosso potencial hídrico erá suficiente para atender aos investimentos em hidroelétricas já nos aponta que foi equivocado, estamos tendo escassez de água no pais e principalmente no sudeste; o uso de Termoelétricas tornou-se mais frequente, aumentado o custo de geração elétrica no pais, sem levar em conta aos prejuízos ambientais que estas Termoelétricas provocam.

 

 4) – Sistemas Fotovoltaicos 

Sistema composto por módulos fotovoltaicos (placas) e inversores que transformam a energia solar em energia elétrica  O efeito fotovoltaico decorre da característica que alguns materiais tem de ter seus elétrons excitados na presença da luz; dos materiais que possuem esta característica, destaca-se o silício pelo seu custo e beneficio. A eficiência de conversão da radiação solar em energia elétrica, das células de silício é medida pela proporção da radiação solar incidente sobre a superfície da célula que é convertida em energia elétrica. A eletricidade gerada nos módulos é de corrente continua, semelhante a corrente fornecida pela bateria de um carro, quando fazemos esta corrente passar pelo inversor, este a transforma em corrente alternada, semelhante a corrente fornecida pela concessionária de energia de sua cidade.Sistemas Fotovoltaicos